Duran Duran | História

DURAN DURAN | HISTORIA

História

1978-1980: O Início

Nick Rhodes (teclados) e John Taylor (baixo) fundaram o Duran Duran em Birmingham, em 1978. O grupo começou a ensaiar e se apresentar no Rum Runner, um clube noturno local. Inicialmente, Stephen Duffy assumiu os vocais, e logo Simon Colley se juntou à banda como baixista, enquanto John ainda tocava guitarra. Naquela época, o grupo contava com uma bateria eletrônica pertencente a Nick para suas apresentações ao vivo.

O nome “Duran Duran” foi escolhido após muita consideração, com a intenção de evitar nomes que começassem com “The”, algo comum entre as bandas da época. A inspiração veio do vilão Dr. Durand Durand, interpretado por Milo O’Shea no filme francês de ficção científica Barbarella. Assim, nascia um dos grupos mais icônicos das décadas seguintes.

No início de 1979, Stephen Duffy deixou o grupo. Entre os vocalistas que passaram pela banda antes de Simon Le Bon, Andy Wickett se destacou, contribuindo com as letras iniciais de Girls on Film e Rio. Pouco depois, Simon Colley também saiu, e John Taylor assumiu o baixo. Durante esse período, Roger Taylor conheceu John, Rhodes e Wickett em uma festa e se tornou o primeiro baterista oficial do Duran Duran. Com a saída de Wickett, a banda recrutou temporariamente o guitarrista Alan Curtis e o vocalista Jeff Thomas.

Para preencher a vaga de guitarrista, a banda publicou um anúncio no jornal Melody Maker, e o experiente Andy Taylor foi selecionado, trazendo sua energia e experiência dos palcos. Ainda faltava um vocalista, e foi então que Simon Le Bon, indicado por sua namorada — que trabalhava como garçonete no Rum Runner —, fez um teste para a banda. Com sua presença de palco marcante, voz melódica e letras envolventes, ele impressionou os integrantes e foi escolhido para assumir os vocais. Assim, o Duran Duran finalmente formou sua formação clássica: Andy Taylor (guitarra), John Taylor (baixo), Nick Rhodes (teclados), Roger Taylor (bateria) e Simon Le Bon (vocal).

Os irmãos Paul e Michael Berrow, donos do Rum Runner, tornaram-se empresários do grupo. Enquanto não estavam ensaiando, os membros da banda trabalhavam no clube como seguranças e auxiliares de limpeza.

Em 1980, o Duran Duran gravou duas fitas demo e começou a se apresentar em clubes de Birmingham e Londres. No final do ano, ao abrir shows para Hazel O’Connor, a banda chamou a atenção da crítica, gerando uma disputa entre as gravadoras EMI e Phonogram Records. O grupo acabou assinando com a EMI em dezembro, influenciado pelo fato de ser a gravadora dos Beatles. No entanto, anos depois, Nick Rhodes declarou que se sentiram “tremendamente roubados” pelo contrato.

O Duran Duran foi pioneiro na produção de seus próprios remixes, criando versões expandidas e inovadoras de seus singles antes mesmo da popularização dos sintetizadores digitais. Essas versões, conhecidas como Night Versions, eram disponibilizadas apenas em vinil como B-sides, até o lançamento da coletânea Night Versions: The Essential Duran Duran, em 1998.

Desde o início, o grupo demonstrou forte senso estético em seus projetos, colaborando com estilistas renomados, como Giorgio Armani, para criar uma identidade visual sofisticada. Também investiram em artes visuais, trabalhando com designers gráficos como Malcolm Garrett, responsável por capas e materiais promocionais icônicos.

O carisma e a estética marcante dos integrantes renderam ao Duran Duran o título de “os bonitinhos do rock” por revistas britânicas como a People Teen. A alcunha foi rapidamente adotada pela imprensa americana, e a banda passou a estampar frequentemente capas de revistas teen como Smash Hits e Tiger Beat. Em 1988, John Taylor comentou que essa não era a imagem que desejava para o grupo, mas reconheceu que o público jovem transformou o Duran Duran em um fenômeno global.

1981-1982: "Duran Duran" e "Rio" - A "Segunda Invasão Britânica nos EUA".

O Duran Duran lançou seu primeiro single, Planet Earth, em fevereiro de 1981. A faixa alcançou a 12ª posição no Top 20 britânico, marcando o início da trajetória da banda nas paradas musicais. No mesmo ano, a EMI lançou o primeiro álbum do grupo, Duran Duran. Para promovê-lo, um segundo single foi divulgado: Careless Memories, que, no entanto, não obteve o mesmo sucesso, chegando apenas à 37ª posição.

O verdadeiro reconhecimento veio com o terceiro single, Girls on Film, que conquistou o 5º lugar na UK Singles Chart e gerou grande polêmica devido ao seu videoclipe. O clipe, repleto de cenas estetizadas de fetiches, como lutas de travesseiros e mulheres fazendo topless, foi originalmente concebido para exibição sem censura em casas noturnas e canais de TV por assinatura. No entanto, a BBC baniu o vídeo, e a MTV precisou exibi-lo em uma versão editada.

O álbum Duran Duran foi um grande sucesso comercial, alcançando o terceiro lugar nas paradas britânicas e permanecendo nelas por 118 semanas. Em Portugal, a banda chegou ao topo das paradas com o disco e todos os seus singles. Esse êxito impulsionou o Duran Duran a embarcar em sua primeira turnê pelos Estados Unidos, seguida por apresentações na Alemanha e no Reino Unido.

Em 1982, o lançamento de Rio consolidou a banda no cenário internacional. Quatro singles do álbum se destacaram no Top 20 britânico: My Own Way, Hungry Like the Wolf, Save a Prayer e Rio. A nova turnê levou o grupo a países como Estados Unidos, Japão e Austrália.

A banda também conquistou notoriedade na mídia quando a princesa Diana revelou ser fã do Duran Duran. A imprensa, então, passou a chamá-los de Fab Five, uma referência aos Beatles, apelidados de Fab Four.

Nos Estados Unidos, Rio teve uma recepção inicial morna. A EMI britânica havia promovido o Duran Duran como uma banda New Romantic, um estilo pouco popular no mercado americano. Para reverter a situação, a Capitol Records – filial americana da EMI – lançou Carnival, um EP com dance remixes de Rio, que se tornou um sucesso entre os DJs.

Em junho de 1982, o Duran Duran fez sua estreia na televisão americana, apresentando Hungry Like the Wolf e Rio no programa Dancin’ On Air. Foi apenas após o relançamento do álbum, em novembro, que Rio ganhou popularidade nos Estados Unidos, promovido como um disco pop dançante. A MTV teve um papel crucial nesse crescimento, incluindo Hungry Like the Wolf e outros vídeos da banda em sua programação.

A balada Save a Prayer tornou-se um dos grandes hinos do grupo, alcançando enorme sucesso. No Brasil, a música fez parte da trilha sonora da novela Sol de Verão e chegou ao primeiro lugar nas paradas. Nos Estados Unidos, o álbum atingiu a sexta posição e permaneceu nas listas de mais vendidos por impressionantes 129 semanas – quase dois anos e meio. A revista Rolling Stone elogiou o grupo, destacando que o Duran Duran era “a primeira banda de rock a ter um talento natural para TV e vídeo”.

Em 2003, a revista NME incluiu Rio na lista dos 100 maiores álbuns de todos os tempos.

O icônico videoclipe de Rio foi dirigido por Russell Mulcahy e apresenta cenas dos integrantes da banda vestindo ternos e se divertindo em um iate nas águas cristalinas do Caribe, em Antígua e Barbuda. A modelo inglesa Reema Ruspoli também aparece no clipe. O baixista John Taylor, em tom de brincadeira, já afirmou diversas vezes que a música seria uma homenagem ao Rio de Janeiro, mas a banda esclareceu que isso não passa de um mito – embora gostem da associação com um dos destinos turísticos mais famosos do mundo.

1983-1985: Fab Five

DURAN DURAN | FAB FIVE
Por Jeff Hornbaker; Distributed by Capitol Records - U.S. Press Kit for Seven and the Ragged Tiger at Worthpoint• Photo scan shows no copyright notice with photo, Domínio público.

O Duran Duran iniciou 1983 se apresentando no MTV New Year’s Eve Rock’n’Roll Ball com Hungry Like the Wolf, que continuava subindo nas paradas dos Estados Unidos. Em março, Rio foi relançado no país, reforçando a presença da banda no mercado americano.

Para ampliar ainda mais seu alcance nos EUA, o grupo relançou seu primeiro álbum, agora com a adição de um novo single, Is There Something I Should Know?. A faixa se tornou o primeiro single da banda a alcançar o topo das paradas no Reino Unido, enquanto nos EUA chegou à terceira posição. Durante a divulgação do álbum, Simon Le Bon e Nick Rhodes participaram como VJs em um programa da MTV, onde Nick relembrou o impacto da crescente popularidade da banda: “Nossos primeiros shows nos Estados Unidos eram loucos, mas depois de Hungry, foi um sucesso total, um verdadeiro caos! Uma espécie de Beatlemania. Estávamos em uma sessão de autógrafos de Girls on Film na Times Square e não conseguíamos sair da loja – os policiais tiveram que isolar a rua.”

Ainda em 1983, Nick Rhodes produziu o hit Too Shy, da banda britânica Kajagoogoo, que alcançou o primeiro lugar no Reino Unido e a quinta posição nos Estados Unidos. No mesmo período, Andy Taylor se tornou o primeiro membro do Duran Duran a se casar.

No verão, a banda retornou ao Reino Unido para dois concertos especiais. Em 20 de julho, se apresentaram no Dominion Theatre diante do príncipe e da princesa de Gales.

Com a enorme expectativa gerada pelo sucesso de Rio, a banda enfrentou pressão para entregar um novo álbum à altura. O processo de gravação do terceiro disco durou mais de seis meses, período marcado por crises de insegurança e perfeccionismo entre os integrantes. O resultado foi Seven and the Ragged Tiger, que trouxe o último grande hit de 1983, Union of the Snake, consolidando a sequência de cinco singles consecutivos no Top 20 americano naquele ano.

O lançamento do videoclipe de Union of the Snake causou grande repercussão ao ser exibido na MTV uma semana antes do single chegar às rádios. Na época, a indústria musical temia que os videoclipes pudessem substituir as transmissões radiofônicas. Em seguida, a banda lançou New Moon on Monday, que chegou ao 9º lugar no Reino Unido. O sucesso continuou com The Reflex, que fez história ao alcançar simultaneamente o primeiro lugar nas paradas do Reino Unido e dos Estados Unidos, além de se destacar em diversos outros países.

No início de 1984, o Duran Duran embarcou em uma grandiosa turnê mundial, marcando sua estreia em grandes estádios da América. Durante quatro meses, a banda foi acompanhada por uma equipe de filmagem liderada pelo diretor Russell Mulcahy, que captou imagens para o documentário Sing Blue Silver e para Arena, o primeiro álbum ao vivo do grupo.

O lançamento de Arena foi acompanhado por uma nova faixa de estúdio, The Wild Boys, que alcançou o segundo lugar tanto nos Estados Unidos quanto no Reino Unido. No auge do sucesso, em fevereiro de 1984, a banda estampou a capa da Rolling Stone e conquistou dois prêmios Grammy, incluindo o de Melhor Performance.

A versão ao vivo de Save a Prayer ganhou popularidade nas Américas e foi relançada como single em janeiro de 1985, exclusivamente para os EUA e o Brasil, alcançando a 16ª e a 5ª posição, respectivamente.

Durante esse período de imensa popularidade, Simon Le Bon e John Taylor se tornaram ícones e galãs da banda. No final de 1984, o Duran Duran participou do single beneficente Do They Know It’s Christmas?, ao lado de grandes nomes da música britânica, como Bono Vox, George Michael e Sting.

1985: Projetos Paralelos

Embora o Duran Duran não estivesse trabalhando em um novo álbum de estúdio, seus membros estavam ansiosos para novas gravações. Isso levou a uma separação temporária, com a banda se dividindo em dois projetos paralelos.

John Taylor e Andy Taylor decidiram explorar um som mais voltado para o hard rock e, junto com Robert Palmer e Tony Thompson, formaram o The Power Station. O supergrupo de rock e funk alcançou grande sucesso, lançando dois singles no Top 10 do Reino Unido, incluindo Some Like It Hot.

Enquanto isso, Simon Le Bon e Nick Rhodes optaram por seguir uma abordagem mais atmosférica, mantendo a essência sonora do Duran Duran. Junto com Roger Taylor, formaram o Arcadia, lançando um LP que trouxe o single Election Day, também um sucesso no Top 10. Apesar de ser oficialmente o baterista do Arcadia, Roger Taylor contribuiu na percussão de algumas faixas do Power Station.

Essa pausa marcou uma virada na história do Duran Duran. Segundo Nick Rhodes, os projetos paralelos foram “um suicídio comercial… Mas sempre fomos bons nisso”.

Ainda em 1985, a banda se reuniu para gravar A View to a Kill, tema do filme da franquia 007 – James Bond. A música fez história ao se tornar o único single da série a alcançar o primeiro lugar nas paradas dos Estados Unidos, além de atingir a segunda posição no Reino Unido. Até hoje, é uma das trilhas sonoras de James Bond de maior sucesso. Esse também foi o último single da formação original do Duran Duran até 2004.

No mesmo ano, o grupo participou do Live Aid, evento beneficente que reuniu um público de 90 mil pessoas no John F. Kennedy Stadium, na Filadélfia, e uma audiência estimada de 1,5 milhão de telespectadores. O show aconteceu em 13 de julho de 1985 – justamente no dia em que A View to a Kill atingiu o topo das paradas americanas.

A apresentação no Live Aid ficou marcada por um momento inesperado: Simon Le Bon desafinou ao tentar um falsete no refrão de A View to a Kill, um erro que ele mais tarde descreveu como “o mais humilhante” de sua carreira.

A intenção não era que esse fosse o último show da formação original, apenas uma pausa merecida após quatro anos de turnês exaustivas. No entanto, os cinco membros originais do Duran Duran não voltariam a tocar juntos até julho de 2003.

1986-1988: O Trio - Le Bon, Rhodes e John Taylor

DURAN DURAN | TRIO
Por John Swannell; Distributed by Capitol Records - Worthpoint, Photo scan no copyright markings visible with photo., Domínio público.

Após lançar três álbuns de estúdio e um ao vivo, acompanhados de intensas campanhas promocionais e longas turnês, o Duran Duran enfrentou a saída de dois membros originais devido ao cansaço e à tensão acumulados.

Depois do Live Aid e do projeto Arcadia, o baterista Roger Taylor retirou-se para o interior da Inglaterra, sofrendo de exaustão. Inicialmente, a banda negou sua saída, mas logo ficou evidente que ele não retornaria. Em abril de 1986, um comunicado oficial confirmou sua partida. Anos mais tarde, em uma entrevista ao Live Daily em 2004, Roger explicou sua decisão:

“Acho que estava esgotado. Foram cinco anos muito intensos, sem descanso. Estávamos sempre em turnê, compondo e gravando… Mas foi uma separação sem ressentimentos. A rotina era ininterrupta, e em algum momento, me perdi nela.”

Enquanto isso, o guitarrista Andy Taylor deu sinais contraditórios sobre seu retorno ao grupo. Embora tenha feito os demais acreditarem que trabalharia no novo álbum do Duran Duran, ele estava, na verdade, negociando o lançamento de seu disco solo, Thunder (1986), gravado em Los Angeles. A banda chegou a tomar medidas legais para trazê-lo de volta ao estúdio, mas após vários adiamentos, permitiu sua saída definitiva. Andy chegou a tocar em algumas faixas do álbum seguinte, enquanto as divergências eram resolvidas.

Com a saída de dois integrantes, Simon Le Bon, Nick Rhodes e John Taylor decidiram seguir em frente. O produtor Nile Rodgers (ex-guitarrista do Chic) assumiu as gravações e também tocou guitarra em algumas faixas. Para a bateria, a banda contratou Steve Ferrone, enquanto Warren Cuccurullo (ex-Missing Persons e colaborador de Frank Zappa) foi chamado como guitarrista de estúdio. Juntos, eles finalizaram o álbum Notorious, lançado em outubro de 1986. O documentário em preto e branco Three to Get Ready acompanhou o processo de gravação, as tensões internas e os preparativos para a turnê.

Apesar do sucesso comercial do álbum e do single Notorious, que alcançou a 2ª posição nos EUA e a 7ª no Reino Unido, o Duran Duran percebeu que havia perdido parte da energia e do fervor que marcaram sua trajetória até 1985. Durante os três anos entre Seven and the Ragged Tiger e Notorious, muitos dos fãs adolescentes da banda amadureceram, enquanto o grupo adotava um som mais sofisticado e influenciado pelo funk. Os singles subsequentes, Skin Trade e Meet El Presidente, tiveram desempenho inferior aos grandes sucessos anteriores.

No Brasil, Notorious foi o álbum mais vendido da carreira do Duran Duran, impulsionado pela inclusão da faixa A Matter of Feeling na trilha sonora da novela Mandala (1987). A música se tornou um grande sucesso no país, alcançando o 1º lugar nas paradas. A exibição da novela em uma emissora italiana também ajudou a impulsionar a popularidade da canção, que chegou à 7ª posição nas paradas do país.

Em janeiro de 1988, ao final da Strange Behaviour World Tour, o Duran Duran veio ao Brasil pela primeira vez para se apresentar no festival Hollywood Rock. O grupo foi destaque do evento, realizando shows em São Paulo (Morumbi) e no Rio de Janeiro (Praça da Apoteose). Embora não tenham cumprido a promessa de tocar músicas inéditas, adicionaram A Matter of Feeling ao setlist exclusivamente para os shows no Brasil. Durante essa passagem, o grupo foi intensamente assediado por fãs, consolidando seu auge no país.

Buscando escapar da imagem de “ídolos teen” e conquistar maior respeito da crítica, o Duran Duran apostou em uma abordagem musical mais complexa. No entanto, a nova identidade da banda não foi imediatamente bem aceita, e sua popularidade começou a declinar. A revista Rolling Stone chegou a comentar: “Na busca por maturidade musical, os remanescentes do Duran Duran perderam parte de sua identidade.”

Outro fator que contribuiu para a queda de popularidade foi a demissão dos irmãos Berrow, até então os únicos empresários do grupo. Os motivos da ruptura nunca foram totalmente esclarecidos, mas, segundo as autobiografias de Andy Taylor e John Taylor, havia divergências sobre a divisão desigual dos lucros, os direitos de comercialização das músicas e até mesmo a recomendação equivocada para que Simon Le Bon participasse de uma competição de barcos – episódio que quase lhe custou a vida. O período de autogestão da banda foi conturbado, e a EMI, que passava por uma grande reestruturação corporativa, parecia ter perdido o interesse em promovê-los.

O álbum seguinte, Big Thing (1988), trouxe uma sonoridade mais experimental, mesclando house music e música rave à identidade synthpop do Duran Duran. Warren Cuccurullo teve uma participação expressiva nas guitarras, enquanto as letras refletiam a maturidade artística do grupo. O álbum rendeu três singles: I Don’t Want Your Love (4º lugar nos EUA), All She Wants Is (9º no Reino Unido) e Do You Believe in Shame?.

1989-1991: Quinteto novamente, Decade e Liberty

No final de 1989 e início da década de 1990, o synthpop e os gêneros new wave e new romantic começaram a perder força, caindo nas paradas e diminuindo sua base de fãs. Enquanto isso, novos estilos musicais ganhavam destaque, como hip hop, techno e rock alternativo.

Após o encerramento da turnê do álbum Big Thing, o Duran Duran voltou a contar com cinco integrantes, oficializando a entrada de Warren Cuccurullo (guitarrista) e Sterling Campbell (baterista), ambos já haviam participado das últimas duas turnês da banda como músicos de apoio.

No fim de 1989, a coletânea Decade: Greatest Hits foi lançada, acompanhada do single Burning The Ground, um megamix que reunia trechos dos maiores sucessos da carreira do grupo. Embora o single tenha tido pouca repercussão, o álbum consolidou-se como mais um grande êxito comercial para a banda.

Já em 1990, o Duran Duran lançou Liberty, um álbum que teve recepção morna e não conseguiu emplacar grandes sucessos. Apesar de ter estreado entre os dez primeiros no Reino Unido, rapidamente saiu das paradas. Os singles Violence of Summer (Love’s Taking Over) e Serious obtiveram apenas um sucesso moderado. Naquele momento, a cena musical passava por uma grande transformação com o surgimento de bandas como Alice In Chains, Nirvana e Pearl Jam, que redefiniam o panorama do rock, enquanto o Duran Duran via sua popularidade continuar a declinar.

Pela primeira vez, o grupo não realizou uma turnê para promover um novo álbum, limitando-se a algumas apresentações na TV e poucos shows esporádicos. Esse período marcou uma fase de baixa atividade para a banda.

No fim de 1991, Sterling Campbell deixou o Duran Duran para trabalhar com Soul Asylum e David Bowie. A formação, então reduzida a Le Bon, Rhodes, Cuccurullo e Taylor, permaneceria estável pelos seis anos seguintes.

1992-1997: De volta às paradas

Em 1993, o Duran Duran lançou seu segundo álbum autointitulado, conhecido como The Wedding Album, devido às fotos de casamento dos pais dos integrantes presentes na capa. Esse título informal ajudou a diferenciá-lo do primeiro álbum da banda, lançado em 1981, que também se chamava Duran Duran.

Antes mesmo do lançamento oficial, o single Ordinary World vazou e rapidamente alcançou as paradas de sucesso, conquistando o 3º lugar nos EUA e o 6º no Reino Unido. A canção rendeu ao grupo o prêmio Ivor Novello. O segundo single, Come Undone, foi escrito principalmente por Warren Cuccurullo e Simon Le Bon, e também obteve ótimo desempenho, atingindo a 7ª posição nos EUA e a 13ª no Reino Unido. Em seguida, Too Much Information foi lançado como o próximo single do álbum.

Tanto a banda quanto a gravadora ficaram surpresos com o enorme sucesso comercial e de crítica do disco, que chegou ao 4º lugar no Reino Unido e ao 7º nos EUA. John Taylor, que até então considerava deixar o grupo, decidiu continuar, e a banda embarcou na maior turnê de sua carreira, passando pelo Oriente Médio, África do Sul e América do Sul. Durante esse período, também gravaram um episódio para o programa MTV Unplugged.

Uma das faixas do álbum, Breath After Breath, contou com a participação do cantor brasileiro Milton Nascimento, que também apareceu no videoclipe da música, filmado nas Cataratas do Iguaçu, na fronteira entre Brasil e Argentina. O músico ainda subiu ao palco com a banda no show realizado no Estádio José Amalfitani, na Argentina, já que, naquele ano, o Duran Duran não se apresentou no Brasil.

Após sete meses de turnê, Simon Le Bon enfrentou problemas nas cordas vocais, forçando a banda a cancelar algumas datas. Depois de algumas semanas de recuperação, os shows foram retomados de forma intermitente por mais cinco meses, com apresentações em países como Israel, Tailândia e Indonésia.

Em 1995, o Duran Duran lançou Thank You, um álbum de covers. O disco incluiu regravações de artistas como Lou Reed (Perfect Day) e Melle Mel (White Lines (Don’t Don’t Do It)), ambas contando com os backing vocals dos intérpretes originais. O projeto também marcou a participação temporária do ex-baterista Roger Taylor, que gravou Watching the Detectives e Perfect Day (aparecendo também no videoclipe desta última), além de outro cover que não entrou na versão final do álbum.

O trabalho foi bem recebido por alguns dos artistas homenageados. Lou Reed elogiou Perfect Day, chamando-a de o melhor cover já feito de suas músicas, enquanto Robert Plant e Jimmy Page aprovaram a versão da banda para Thank You, do Led Zeppelin. No entanto, a crítica especializada foi dura com o álbum, considerando suas versões de Lay Lady Lay e The Crystal Ship como tentativas mal-sucedidas.

Após a turnê de Thank You, John Taylor se envolveu em projetos paralelos, incluindo trabalhos solo, o que o afastou progressivamente do grupo. Depois de meses tentando participar da gravação do novo álbum, Medazzaland, ele anunciou oficialmente sua saída em janeiro de 1997, declarando que estava deixando a banda “para o bem”. Com isso, o Duran Duran passou a contar apenas com dois membros originais, Simon Le Bon e Nick Rhodes, além de Warren Cuccurullo, que decidiram seguir adiante sob o nome da banda.

1997-2000: Os resultados do segundo trio

Após a saída de John Taylor, o Duran Duran retornou ao estúdio para regravar grande parte do álbum Medazzaland, mantendo as contribuições de Taylor em apenas quatro faixas. Esse trabalho marcou o retorno do experimentalismo da banda, incorporando guitarras e vocais distorcidos a uma sonoridade fortemente influenciada por elementos eletrônicos.

Durante esse período, a banda recebeu um convite para compor a trilha sonora do filme 007: Tomorrow Never Dies, mas recusou a proposta, levando Sheryl Crow a assumir a canção-tema do longa. No entanto, a música que o grupo havia preparado para o filme, Out of My Mind, acabou sendo utilizada na trilha sonora de The Saint (O Santo) e se tornou o primeiro single de Medazzaland. A faixa não obteve grande sucesso nas paradas, ao contrário do segundo single do álbum, Electric Barbarella, que alcançou a 52ª posição nos EUA. A música fez história ao ser a primeira canção disponibilizada para download na internet. Seu videoclipe, que mostrava uma robô sensual interagindo com os integrantes da banda, precisou ser censurado antes de ir ao ar na MTV, relembrando a polêmica gerada pelo clipe de Girls on Film.

Lançado em outubro de 1997 exclusivamente nos Estados Unidos, Medazzaland nunca teve um lançamento oficial no Reino Unido. O álbum não foi bem compreendido pela crítica e não alcançou o sucesso esperado. Somente em 1998, Electric Barbarella foi lançada no Reino Unido como single, coincidindo com a chegada da coletânea Greatest. A música chegou à 23ª posição nas paradas britânicas.

Em 27 de junho de 1998, o Duran Duran se apresentou no Princess Diana Tribute Concert, a pedido especial da família da princesa.

No ano seguinte, a banda encerrou sua parceria com a Capitol/Virgin (EMI), embora o selo tenha lançado diversos materiais de remixes e b-sides raros. O grupo então assinou um contrato de três álbuns com a Hollywood Records (Walt Disney), que, no entanto, resultou apenas no lançamento de Pop Trash, em 2000.

O álbum apresentava ritmos mais pesados e lentos, destoando do material anterior do Duran Duran e não conseguindo atrair grande público. Como resultado, Pop Trash teve o pior desempenho comercial da história da banda. Seu único single, Someone Else, Not Me, teve pouca repercussão no rádio, permanecendo por apenas duas semanas em rotação. Na televisão, no entanto, o clipe da música recebeu maior atenção, pois foi o primeiro vídeo musical inteiramente produzido com animação em Flash.

Apesar do fraco desempenho dos dois últimos álbuns, o Duran Duran continuou promovendo sua música através de turnês, incluindo apresentações no Walt Disney World.

2001-2006: Reunião do "Fab Five"

2001-2006: Reunião do "Fab Five"
Por Tendai - https://www.flickr.com/photos/45624184@N00/18523842/

Em 2000, John Taylor e Simon Le Bon se reaproximaram com a proposta de reunir a formação clássica do Duran Duran. Com várias bandas dos anos 1980 retomando suas atividades, parecia o momento ideal para o grupo fazer o mesmo. Após a conclusão da Pop Trash Tour, Warren Cuccurullo foi demitido por carta. Logo depois, ele anunciou em seu site que estava deixando a banda para se dedicar novamente ao Missing Persons, seu grupo dos anos 1980. No dia seguinte, o Duran Duran confirmou a saída de Cuccurullo e anunciou o retorno de John, Andy e Roger Taylor. Para cumprir obrigações contratuais, Cuccurullo ainda participou de três shows no Japão em agosto de 2001, encerrando oficialmente sua passagem pelo grupo.

Entre 2001 e 2003, a banda se dedicou à composição de novas músicas, inicialmente em uma casa alugada em St. Tropez, onde o engenheiro de som Mark Tinley montou um estúdio para as primeiras sessões. Depois, seguiram para Londres e trabalharam com diversos produtores, incluindo o amigo de longa data Nile Rodgers, enquanto buscavam uma nova gravadora. Apesar da dificuldade em encontrar um selo disposto a apostar no retorno da banda, o Duran Duran provou seu potencial com apresentações ao vivo que demonstraram que o Fab Five estava de volta. A recepção dos fãs e da mídia superou todas as expectativas.

Em julho de 2003, a banda celebrou seus 25 anos de carreira com uma série de shows. A primeira apresentação da formação original aconteceu em Osaka, Japão, e o show no Nippon Budokan, em Tóquio, foi gravado como um especial de TV. Assim como os demais concertos, os ingressos se esgotaram em poucos minutos. Nos Estados Unidos, a turnê incluiu pequenas casas de show onde a banda havia se apresentado durante sua primeira turnê americana em 1981.

No MTV Video Music Awards de agosto de 2003, o grupo foi surpreendido com o Lifetime Achievement Award. Em outubro, a Q Magazine concedeu à banda um prêmio pelo conjunto da obra, e em fevereiro de 2004, no Brit Awards, o Duran Duran recebeu o prêmio de Contribuição para a Música.

Com o ritmo de trabalho intenso, a banda embarcou em uma grande turnê mundial, incluindo América, Austrália e Nova Zelândia. Durante esse período, se apresentou no Super Bowl XXXVIII, tocando The Wild Boys em um show assistido por milhões de pessoas antes da partida.

Em fevereiro de 2004, um remix de “(Reach Up for the) Sunrise” foi exibido em diversos programas de TV, enquanto revistas apontavam o Fab Five como uma das maiores bandas de todos os tempos. Em abril, o grupo celebrou seu retorno ao Reino Unido com 14 shows em estádios, incluindo cinco noites esgotadas na Wembley Arena. A crítica britânica, que antes costumava ser hostil ao Duran Duran, reconheceu a importância do grupo e elogiou seu retorno. A abertura dos shows ficou a cargo do duo Goldfrapp. As duas últimas apresentações na Wembley Arena foram gravadas para o DVD Live from London, lançado em novembro daquele ano.

Com diversas faixas concluídas, em junho de 2004, a banda assinou um contrato de quatro álbuns com a Epic Records, finalizando seu novo trabalho, Astronaut. O álbum foi lançado em outubro e alcançou a terceira posição nas paradas do Reino Unido e a 17ª nos Estados Unidos. O primeiro single, “(Reach Up for the) Sunrise”, chegou ao topo da Billboard Dance Chart nos EUA e ao quinto lugar nas paradas britânicas, tornando-se o single mais bem-sucedido do Duran Duran desde “A View to a Kill”, em 1985. O segundo single, “What Happens Tomorrow”, estreou na 11ª posição no Reino Unido.

Uma edição especial de Astronaut foi lançada com um mix 5.1 criado por Jeremy Wheatley. A versão Deluxe continha dois discos: um CD e um DVD com o áudio em 5.1, além de diversos vídeos e imagens exclusivas.

No início de 2005, após uma turnê mundial bem-sucedida, o Duran Duran voltou aos holofotes como atração principal do Live 8, em Roma, no dia 2 de julho, no Circus Maximus.

2006-2008: Red Carpet Massacre

No início de 2006, o Duran Duran regravou “Instant Karma!”, de John Lennon, para a campanha Make Some Noise, promovida pela Anistia Internacional. Essa versão foi posteriormente incluída na coletânea Instant Karma: The Amnesty International Campaign to Save Darfur. Além disso, a banda se apresentou em dois eventos de grande prestígio: o Prêmio Nobel da Paz e os Jogos Olímpicos de Inverno de 2006.

Após algumas semanas compondo no norte da Califórnia, o grupo iniciou as gravações em Londres com o produtor Michael Patterson, um processo que se estendeu por meses. Relataram ter 15 faixas praticamente finalizadas para um álbum provisoriamente intitulado Reportage. No entanto, o lançamento foi adiado indefinidamente devido a divergências com Andy Taylor. Segundo sua autobiografia, a ideia inicial do álbum era resgatar a sonoridade clássica do Duran Duran, com letras enigmáticas inspiradas na Guerra do Iraque. No entanto, Simon Le Bon e Nick Rhodes preferiam uma abordagem mais voltada para o electropop e hip-hop, com influências de Justin Timberlake.

Em setembro de 2006, a banda se reuniu com Timberlake e o produtor Timbaland para colaborar em novas músicas, resultando em três faixas, incluindo um dueto com o cantor.

Pouco tempo depois, em 25 de outubro de 2006, Andy Taylor deixou o grupo pela segunda vez. Em comunicado oficial, o Duran Duran declarou que “um abismo impraticável” havia se formado entre a banda e Taylor, tornando impossível continuar trabalhando juntos. O guitarrista Dom Brown, que já havia excursionado com o grupo, assumiu a posição de Taylor e permanece nessa função desde então. Com a saída de Andy, a banda cancelou Reportage e iniciou a produção de um novo álbum.

Em julho de 2007, o Duran Duran se apresentou duas vezes no Estádio de Wembley: primeiro no Concerto para Diana e depois no Live Earth. Pouco depois, em 25 de setembro, “Falling Down”, fruto da colaboração com Justin Timberlake, foi lançada como single no iTunes. Para promover o novo álbum, o grupo anunciou nove apresentações no Ethel Barrymore Theater, na Broadway, marcando a estreia de Red Carpet Massacre. Após isso, seguiram para shows em Londres e Dublin.

Em maio de 2008, o Duran Duran embarcou em uma turnê mundial pelos Estados Unidos. Em junho, fizeram história ao se tornar a primeira banda de rock a se apresentar no Museu do Louvre, em Paris, em um evento beneficente para a restauração de uma importante obra de arte.

No dia 2 de julho, em Paris, o renomado produtor Mark Ronson realizou um show exclusivo ao lado do Duran Duran. Juntos, apresentaram remixes de clássicos da banda e músicas de Red Carpet Massacre. Durante o evento, Ronson elogiou Simon Le Bon, chamando-o de “o melhor vocalista do planeta”.

Apesar de toda a expectativa, Red Carpet Massacre não repetiu o sucesso de Astronaut. O álbum teve vendas fracas e recebeu críticas divididas. As faixas “Nite-Runner” e “Skin Divers”, cotadas como potenciais singles, acabaram não sendo lançadas oficialmente.

Em novembro de 2008, o Duran Duran retornou ao Brasil para uma série de shows. Embora a recepção da imprensa tenha sido mais discreta do que na primeira visita do grupo ao país, a banda teve maior proximidade com os fãs. Inicialmente, estavam previstas quatro apresentações: duas em São Paulo (Via Funchal), uma no Rio de Janeiro (HSBC Arena) e outra em Porto Alegre (Pepsi On Stage). No entanto, devido a problemas na organização, o show de Porto Alegre foi cancelado e o do Rio de Janeiro foi transferido para o Vivo Rio.

As apresentações no Brasil foram marcadas por um repertório repleto de sucessos. O Electroset, parte da turnê de Red Carpet Massacre, foi substituído por versões mais enérgicas dos clássicos da banda. Em São Paulo, os dois shows tiveram lotação máxima. No Rio de Janeiro, o público foi ao delírio com a performance de “Rio”, que contou com Simon Le Bon enrolado na bandeira brasileira. A banda foi elogiada pela qualidade técnica das apresentações e pela interação carismática com os fãs.

O show foi um grande sucesso, e os internautas do UOL elegeram o Duran Duran como o melhor show internacional de 2008, superando nomes como Cyndi Lauper, Madonna e R.E.M..

2009-2012: All You Need Is Now

Em 2009, após lançar dois álbuns com a Epic Records, o grupo decidiu se desvincular do selo. Meses depois, anunciaram que estavam em processo de criação de um novo álbum com o renomado produtor Mark Ronson (conhecido por seu trabalho com Amy Winehouse, Lily Allen, Robbie Williams, Maroon 5, Christina Aguilera e Adele), prometendo que este projeto seria um “retorno às raízes musicais da banda”, incorporando elementos que homenageariam o próprio Duran Duran.

No início de 2010, foi divulgado que a banda participaria de um tributo a David Bowie, contribuindo com uma versão de “Boys Keep Swinging” para o álbum intitulado We Were So Turned On, cujos lucros seriam destinados à War Child. O projeto contou com a colaboração de artistas como Carla Bruni e Devendra Banhart, e o álbum foi lançado em 14 de setembro de 2010 pela Manimal Vinyl.

Em novembro de 2010, o Duran Duran anunciou o lançamento mundial de seu 13º álbum de estúdio, chamado All You Need Is Now. Este álbum foi lançado de forma independente, pela primeira vez fora de uma grande gravadora, e Ronson o descreveu como “a continuação de Rio”. O primeiro single, “All You Need Is Now”, foi disponibilizado digitalmente no dia 8 de dezembro no iTunes. O álbum foi lançado exclusivamente pelo iTunes em 21 de dezembro, alcançando o primeiro lugar nas paradas de 15 países, incluindo o Reino Unido. Nos EUA, chegou ao segundo lugar e permaneceu nas paradas por mais duas semanas. Em dezembro, também foi lançada uma edição limitada em 7″ de “Boys Keep Swinging”, além de um EP exclusivo no iTunes, intitulado From Mediterranea With Love, que incluía a faixa “Mediterranea” e versões ao vivo de “(Reach up for the) Sunrise” e “Ordinary World”. O guitarrista e compositor Dom Brown co-escreveu e participou das gravações de All You Need Is Now, além de aparecer no clipe do primeiro single.

No dia 3 de fevereiro de 2011, a banda fez uma apresentação memorável no Pepsi Super Bowl Fan Jam, onde tocaram músicas como “All You Need Is Now”, “Notorious”, “Being Followed” e “Girl Panic!”, esta última posteriormente escolhida como o segundo single do novo álbum. Em 25 de fevereiro, em Milão, o Duran Duran recebeu o Style Award, com a prefeita Letizia Morati entregando à banda a chave da cidade, reconhecendo-os como ícones de estilo do século XX.

O álbum físico foi lançado em 21 de março de 2011, em diversas edições com conteúdo bônus, celebrando o 30º aniversário do primeiro lançamento da banda, “Planet Earth”. Além das faixas já disponíveis no álbum digital e da inclusão de “Mediterranea”, novas músicas foram adicionadas. O álbum, que já havia se destacado no iTunes, teve um bom desempenho nas paradas do Reino Unido (#11) e dos EUA (#29), superando as posições do seu álbum anterior, Red Carpet Massacre.

A turnê de All You Need Is Now começou oficialmente em março, com várias datas marcantes na América e na Europa. No dia 23 daquele mês, promovendo o lançamento do álbum, o Duran Duran se apresentou no Mayan Theater, em Los Angeles, como parte da segunda temporada da série “Unstaged: An Original Series from American Express”, dirigida por David Lynch e transmitida ao vivo pelo YouTube. O show contou com participações de artistas como Gerard Way (My Chemical Romance), Beth Ditto, Kelis e Mark Ronson. A Rolling Stone descreveu a performance como “espetacular”.

2013–2018: Paper Gods

Em 4 de março de 2013, a banda entrou em estúdio para trabalhar em seu 14º álbum, continuando as gravações na semana que começou em 23 de setembro. Eles se reuniram novamente de 13 a 18 de dezembro. No dia 31 de dezembro de 2013, a banda lançou uma mixtape, curada por John Taylor, como uma forma de agradecimento aos fãs pelo ano novo. Em 10 de fevereiro de 2014, John Taylor e Roger Taylor colaboraram com o Voce Chamber Choir e o London Youth Chamber Choir para gravar vocais que seriam utilizados em algumas faixas do Duran Duran. O ex-guitarrista do Red Hot Chili Peppers, John Frusciante, também trabalhou com a banda no novo álbum. A confirmação veio em abril de 2014, através do site oficial da banda: “Estamos animados em compartilhar essa notícia, pois esperávamos dar todos os detalhes no momento do anúncio, mas como a informação vazou, decidimos confirmar… sim, é verdade, o extraordinariamente talentoso John Frusciante realmente contribuiu com seu trabalho a partir de sua base na Califórnia para o nosso novo álbum. As faixas estão circulando pela internet, e estamos empolgados com os resultados. Todos nós somos grandes fãs do trabalho de John e estamos honrados em tê-lo adicionando sua magia ao álbum! No momento, não há planos para que John faça uma turnê conosco, mas suas guitarras soam incríveis nas faixas. Esperamos ter mais novidades em breve.” Em 15 de junho de 2015, a banda anunciou oficialmente o título do álbum como “Paper Gods”, com lançamento marcado para 11 de setembro de 2015. O single “Pressure Off” foi lançado na mesma semana, inicialmente via Xbox Music da Microsoft, e depois também no Google Play Music. Datas da turnê no Reino Unido e nos EUA foram anunciadas. O álbum estreou em 10º lugar na Billboard 200, a melhor estreia da banda em 22 anos, e alcançou o 2º lugar na Itália, 4º na Holanda e 5º no Reino Unido. Em 7 de julho de 2016, Duran Duran anunciou que MNDR substituiria Nick Rhodes durante parte da terceira etapa da turnê “Paper Gods” nos Estados Unidos. Rhodes comentou: “Estarei de volta assim que puder, mas sei que estou deixando a banda e os fãs em ótimas mãos com o fabuloso MNDR.” Além disso, vários remixes da música “Last Night in the City” foram lançados em formato digital naquele ano. Em dezembro de 2016, os membros originais da banda, Le Bon, Rhodes, Andy Taylor, John Taylor e Roger Taylor, perderam um caso no Supremo Tribunal Britânico ao tentarem reivindicar os direitos autorais nos Estados Unidos sobre seus três primeiros álbuns da Gloucester Place Music, parte da EMI Publishing. Rhodes comentou: “Assinamos um contrato de publicação como adolescentes desavisados, mais de três décadas atrás, quando estávamos apenas começando e não sabíamos melhor… se não for contestado, este julgamento abre um péssimo precedente para todos os compositores da nossa era.” Em março de 2020, Duran Duran assinou com a editora Warner/Chappell Music, cobrindo seu catálogo pós-1986. A banda passou 2017 em turnê pela América do Norte e se apresentou em vários festivais na Europa e na Ásia.

2019–2022: Future Past

Em 16 de julho de 2019, Rhodes revelou que a banda estava desenvolvendo um novo álbum desde o início do ano, com Ronson, Erol Alkan, Giorgio Moroder e Graham Coxon assumindo a produção, e Lykke Li confirmada como colaboradora. “Temos uma música que está se destacando como a potencial primeira faixa de trabalho. É tão diferente de tudo que já fizemos ou que ouvi de outras pessoas. Tem um toque dançante. A estrutura, a melodia, as letras e alguns dos sons… tudo isso é bastante inovador para nós.” Inicialmente, ele mencionou que o lançamento do álbum no final da primavera de 2020 “parecia viável”; no entanto, em 13 de março de 2020, o The Times informou que o lançamento seria adiado para o outono de 2020. Uma semana depois, a banda anunciou em sua conta no Twitter que o álbum estava suspenso devido à pandemia de COVID-19.

Em 8 de janeiro de 2021, um cover da música “Five Years” de David Bowie foi lançado em homenagem ao quinto aniversário de sua morte. 

No dia 13 de janeiro de 2021, a Rolling Stone incluiu o álbum na 50ª posição de sua lista dos “54 Álbuns Mais Antecipados de 2021”. Le Bon descreveu o álbum como “bastante nu e cru, com uma textura ligeiramente afiada e cintilante, em vez de suave”, e afirmou que é “descolado, moderno e muito honesto, com letras bastante interessantes”. Em 20 de abril, a banda anunciou que o primeiro single, “Invisible”, seria lançado em 19 de maio, acompanhado de um videoclipe. Eles também estão trabalhando em uma antologia para comemorar os 40 anos da banda, que incluirá material inédito. Em 18 de maio, o título do álbum foi revelado como Future Past, com o lançamento agendado para 22 de outubro de 2021. Coxon participou da gravação, tocando guitarra e co-escrevendo o primeiro single, “Invisible”, que foi lançado ao mesmo tempo.

2023–Atualmente: Danse Macabre

No dia 20 de março de 2023, Duran Duran anunciou em seu Instagram que está desenvolvendo um novo projeto musical, com lançamento previsto para o final de 2023. Este trabalho conta com a participação dos ex-integrantes da banda, Andy Taylor e Warren Cuccurullo. Intitulado Danse Macabre, o projeto foi lançado em 27 de outubro e apresenta um álbum com temática de Halloween, incluindo novas músicas, reinterpretações de faixas antigas e diversos covers. 

O primeiro single, que leva o nome do álbum, “Danse Macabre”, foi lançado em 30 de agosto de 2023, seguido pelo segundo single, “Black Moonlight”, que saiu em 21 de setembro.

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